domingo, 13 de setembro de 2009

Pele - as primeiras impressões

O contato com a mãe é a porta de entrada do bebê para o mundo externo, fora do útero, a partir do seu nascimento o bebê lida com um ambiente bastante diferente do que estava acostumado, passa a respirar, sente fome, as oscilações de temperatura e os estímulos de luminosidade, tudo é diferente.
Agora, neste novo ambiente o contato com a pele da mãe é de extrema importância, seu cheiro, sua voz, os ruídos internos do seu corpo são familiares ao bebê e lhe trazem segurança e tranquilidade.
Segundo o autor Montagu (1986), foi evidenciado que para que a criança se desenvolva de uma forma satisfatória, ela precisa ser tocada, levada ao colo, acariciada e aninhada nos braços. Deve-se falar com ela de forma carinhosa ainda que esta não esteja sendo amamentada, essas são sensações essenciais para o bebê. Mesmo que ele seja privado dos estímulos visuais e sonoros os estímulos cutâneos não podem lhe faltar.
Tocar o bebê é uma forma de amor, e esta é reconhecida por ele e o acompanhará por todo seu desenvolvimento. 

2 comentários:

  1. Eli, que graça, adorei!!!

    Quando conhecer uma futura mamãe vou indicar o seu blog suficientemente bom!rs acredito que se todas tivessem a oportunidade de ler algo como o que vc escreve, as ajudaria demais!

    Fico feliz em vc dividir isto comigo!
    Parabéns pela iniciativa!

    beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Maria Elisangela: obrigado por seu comentário no Aprendendo a Vida. Suas considerações sobre a importância dos primeiros contatos mãe-bebê são muito relevantes.
    Parabéns pelo seu blog, com certeza ele vai ajudar muitas mamães e papais.
    Um abraço

    ResponderExcluir