sábado, 29 de agosto de 2009

A Importância da Informação

Independente do que se ouve ao longo da vida de familiares, amigos e na mídia com relação aos benefícios que o parto normal e a amamentação proporcionam para a mãe e o bebê, a informação é indispensável.
O ideal é que a gestante obtenha informações relevantes das opções existentes e somente quando estiver realmente ciente das perdas e dos ganhos de cada procedimento tome sua decisão.
Digo ciente das "perdas e dos ganhos" porque cada escolha tem os dois lados, e cada mulher decide a partir de sua singularidade o que lhe é mais apropriado.
No caso de optar pelo parto normal, é interessante que a futura mãe busque o máximo de  informações a respeito e verifique também a disponibilidade de seu médico Obstetra com relação a este procedimento.
Vale a pena conversar com ele, verificar a frequência com que realiza o parto normal e se realiza...pois muitos são especialistas na cirurgia e sua prática não lhe dá a segurança para a realização de um parto normal. 
É importante que a gestante sinta-se segura  e possa ter ao seu lado um profissional que a apoie em sua decisão.
Em alguns casos a cesária se faz necessária, mas na maioria das vezes essa pode ser dispensada...
A falta de informação nos tira as oportunidades, se não há conhecimento, não há escolha e sim aceitação do que nos é imposto.

Um comentário:

  1. Compartilhando uma experiência: tive uma gravidez maravilhosa, sempre pautada por uma conversa muito franca com a minha obstetra (pessoa maravilhosa qyue DEUS colocou no meu caminho) e tentamos por 12 horas fazer com que o pequeno viesse por parto normal, que era o meu sonho, mas como não houve dilatação, ela me orientou para seguirmos para o parto cesária (foi uma decisão de última hora) e foi tudo muito tranquilo. É muito imortante a relação de confiança e a credibilidade no profisional que te acompanha, nem sempre o que queremos é o que vai ser o melhor para o nosso caso, eu aprendi isso e sou feliz com a forma que aconteceu.

    ResponderExcluir