sábado, 29 de janeiro de 2011

Amamentação exclusiva até os seis meses?

Durante este mês li muitas reportagem sobre um estudo realizado por cientistas britânicos que  questiona a amamentação exclusiva até os seis meses, os cientistas afirmam que a alimentação exclusiva aumenta o risco de alergias alimentares e deficiência de ferro.
Esta publicação causou muita inquietação, porém, não podemos esquecer que a ciência não é estanque, está aí para ser questionada, não é uma verdade absoluta e não deve ser...e por isso é ciência. O tempo todo surgem afirmações dos mais diversos temas e que muitas vezes nos deixam um tanto confusos...hora não podemos comer ovos...logo surge um novo estudo dizendo: comam ovos!!
Busquei a opinião da Sociedade Brasileira de Pediatria no site SBP mas não obtive informações a respeito deste estudo.
Alguns sites publicaram que a OMS reafirmou a importância do aleitamento até os 6 meses,  e que as instituições britânicas Royal College of Paediatrics and Child Health (ordem dos pediatras), o Royal College of Midwives (associação das parteiras) criticaram a forma como o estudo foi publicado dizendo que há outros interesses envolvidos e não a saúde das crianças.
Que o bom senso prevaleça!


Maria Elisangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário