segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Psicologia Perinatal

A Psicologia Perinatal é a área da psicologia que estuda os fenômenos psíquicos relacionados ao ciclo gravídico puerperal (gestação, parto e pós-parto).
A gestação e nascimento de um filho traz mudanças importantes para a família (mãe, pai e irmãos), é um momento de alegrias e realizações mas que também vem carregado de sentimentos ambivalentes como medos, inseguranças e dúvidas.
Muitas pessoas já me questionaram: Que problemas uma gestante ou casal grávido podem ter se tudo está correndo bem? Ela parece feliz, saudável e está tudo bem com o bebê
(imagem: MARGARITA SIKORSKAIA)
Sim, de forma geral é esta a imagem que temos da gestante, mas nem sempre "tudo está bem", a mulher pode não estar bem emocionalmente e não se sentir a vontade para compartilhar seus sentimentos em uma sociedade onde ela "tem que estar bem", afinal ela está grávida!
Na história de vida de cada um os papéis materno e paterno trazem suas nuances e particularidades que são refletidas na chegada do filho. No acompanhamento psicológico a gestante/casal recebem o apoio que pode facilitar a reflexão acerca deste momento: o lugar do bebê em suas vidas, como lidar com as mudanças significativas que acontecerão a partir da chegada do filho, o relacionamento do casal, entre outros temas importantes.
É muito comum que a futura mãe se preocupe com o enxoval, que faça o acompanhamento pré-natal, organize o chá de bebê, faça cursos de cuidados com bebê mas não inclui em sua preparação o cuidado com as emoções.
Na maioria das vezes este é um trabalho profilático, que visa cuidar para evitar, minimizar ou tratar problemas emocionais tanto na mãe, pai, quanto no desenvolvimento do bebê. 
Algumas situações merecem atenção especial tais como: adoção, abortos por repetição, reprodução assistida, gestação de alto risco, gravidez na adolêscencia e bebês internados na UTI Neonatal, uma vez que os pais vivenciam situações de muito estresse, ansiedade e angústia que causam muito sofrimento aos envolvidos e podem ser transferidas para a relação com o filho, atrapalhando seu  desenvolvimento saudável. 
As gestantes/casais grávidos podem se beneficiar da Psicologia Perinatal em atendimento individual, casal ou em grupos de gestantes/casais grávidos.
Os trabalhos em grupo são muito bem vindos, pois os participantes podem compartilhar seus sentimentos com outras pessoas que vivenciam a mesma fase, trocar experiências, falar, ouvir e serem ouvidos nas suas dúvidas, angústias e medos.


Maria Elisangela Nunes Carneiro é Psicóloga – CRP 06/98989, com formação em Psicologia da Maternidade, Psicologia Perinatal e Aleitamento Materno. Atende em consultório particular adultos, adolescentes, crianças, gestantes e casais grávidos e orientação a pais. Ministra palestras e cursos voltados aos temas Parentalidade e Cuidados com a Infância.
Contato: mariaelisangela@maternarvida.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário