quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Amamentação: alimento físico e emocional


Muitos estudos já foram publicados acerca dos benefícios que a amamentação proporciona para o bebê e para a mãe, e a cada dia nos deparamos com grandes e importantes descobertas a este respeito. Seus valores nutricionais são indiscutíveis, não há outro alimento que se aproxime dos benefícios do leite materno, ele alimenta e  melhora a imunidade do bebê. 
A mulher que amamenta também é beneficiada, pois amamentar reduz riscos de câncer de mama, ovário e útero e protege a mulher contra osteoporose.
A lista de benefícios para a dupla mãe-bebê é grande, e o bom é que  ela não para de crescer, a cada dia novos estudos mostram que quem amamenta tem muitos bons motivos para insistir nesta prática.
Mas este ato que sacia a fome também alimenta emocionalmente.  O bebê humano precisa de segurança, cuidados, amor, um olhar que o acolha e o diga quem ele é, e tudo isso pode ser proporcionado também durante o ato de amamentar.
Ao observar um bebê que está sendo amamentado notamos que ele busca o olhar da mãe e fixa seu olhar nela, é um momento importante de encontro.
Ao nascer, o bebê não se diferencia do meio, é o contato com a mãe seu olhar, sua voz, segura-lo no colo, dar-lhe contorno, calor e conforto que proporciona a ele a sensação de unidade que será construída nos primeiros meses de vida. 

Este "alimento emocional" só pode ser proporcionado durante a amamentação?
Sabemos dos inúmeros benefícios que a amamentação proporciona para a dupla mãe-bebê, mas infelizmente há algumas situações em que por algum motivo a amamentação não acontece como  esperado, e costuma ser um momento de grande frustração para muitas mães. Seja por introdução de complemento, uso de mamadeiras e chupetas, situações em que a mãe apresenta dificuldade em amamentar e não conta com uma orientação profissional adequada...
Mas quando falamos do vínculo mãe-bebê, este pode ser alimentado também de outras maneiras, a mãe pode oferecer ao seu filho o calor de seu colo, seu olhar a qualquer momento, sua voz ao falar  ou cantar para ele. Ações que fazem parte da rotina do dia-a-dia  como banhar e trocar o bebê podem ser momentos importantes de encontro e que contribuem fortemente para o fortalecimento do vínculo . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário