sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Amamentação - um ato poderoso!

Amamentação, um ato poderoso! 
O leite materno é considerado o alimento fundamental para o bebê, é através dele que uma de suas necessidades mais primárias é satisfeita...
Proporciona ao bebê um bom desenvolvimento físico e mental, e é também um importante aliado contra muitas doenças.

Mas ele, o "leite poderoso" proporciona mais, é no ato de amamentar que o bebê é aconchegado no colo de sua mãe, sente seu cheiro, seu calor, é acariciado por ela, e fixa seus olhos nela procurando muito mais que leite e que lhe é também fundamental, o bebê busca amor, afeto, ser reconhecido, busca o olhar de quem lhe é essencial neste momento da vida.

A mãe, por sua vez é empodeirada ao perceber sua importância para o filho neste ato, essa troca que acontece no momento da amamentação é rica e contribui grandemente para o fortalecimento do vínculo mãe-bebê, vínculo que é construído a cada dia.
Mas mesmo com tantas campanhas sobre a importância do aleitamento materno por no MÍNIMO 6 MESES e seus benefícios físicos e psíquicos para a mãe e bebê, são poucas as empresas que aderem a licença maternidade por 6 meses...mesmo com incentivos do governo e novas campanhas há ainda uma grande resistência.
Será possível manter uma amamentação exclusiva por no mínimo 6 meses e trabalhar ao mesmo tempo?  Talvez sim, algumas mães fazem um esforço incrível para que seus filhos não desmamem antes dos 6 meses, mas o desgaste físico e emocional para a mulher é enorme, além de trazer prejuízos para o bebê.
Sim, é importantissimo que a mãe amamente seu bebê por 6 meses ou mais, mas esta mãe precisa de suporte e esse suporte só é possível quando a sociedade tem consciência do PODER deste ato de amamentar, buscando seus direitos e os fazendo acontecer.

Maria Elisangela



Nenhum comentário:

Postar um comentário