quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gestação - A importância dos grupos de apoio


Esperar um filho envolve muitas expectativas, neste período o casal grávido se depara com os mais variados sentimentos que podem ser, até então, desconhecidos, pois trata-se de um novo evento em suas vidas.

Hoje, principalmente nas grandes cidades, a maioria das mulheres vivencia uma gestação mais solitária, nem sempre é possível ter por perto a mãe, irmãs, amigas ou outras mulheres da família para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas, muitas vezes ela só pode contar com a orientação médica, textos em livros, revista ou internet, e a troca com outras pessoas pouco acontece, o que é tão importante nesta fase da vida. No pós-parto não é diferente, e toda a preparação emocional que poderia ter acontecido durante a gestação pode fazer muita falta após a chegada do bebê, não só para a mãe, mas também para o pai.

A mulher está mais vulnerável neste período, exposta a muitas exigências internas e externas, e as dúvidas são constantes com relação a este novo papel que aos poucos se desenvolve.

São muitas as expectativas do casal: Serei um bom pai? Serei uma boa mãe? Como ficará a vida do casal após o nascimento do filho? Como cada um vai conseguir se dedicar a carreira e a família?

Abrir espaço para estes questionamentos e poder falar a respeito pode facilitar a construção destes novos papéis, permitindo que este momento seja vivido com menos exigências internas, aceitando as próprias limitações.

Os grupos de gestantes/casais grávidos, pós-parto, e até mesmo os grupos virtuais podem contribuir positivamente neste momento na vida do casal, pois nestes encontros há o espaço possível para compartilhar sentimentos e dúvidas que são comuns ao grupo e esperados nesta fase,  e o simples fato de saber que outras pessoas também passam pelo que o casal está passando pode trazer mais tranquilidade, minimizando a culpa e angustia ajudando na elaboração destes novos papéis.

Maria Elisangela Nunes Carneiro é Psicóloga – CRP 06/98989, com formação em Psicologia da Maternidade, Psicologia Perinatal e Aleitamento Materno. Atende em consultório particular adultos, adolescentes, crianças, gestantes e casais grávidos e orientação a pais. Ministra palestras e cursos voltados aos temas Parentalidade e Cuidados com a Infância.
Contato: mariaelisangela@maternarvida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário