segunda-feira, 30 de abril de 2012

Depressão Pós-Parto Masculina


Hoje é bastante conhecido o risco de depressão pós-parto em mulheres e suas implicações para a saúde da mãe e desenvolvimento saudável do bebê, mas ultimamente também estamos ouvindo falar da depressão pós-parto masculina. É possível o homem entrar em depressão após o nascimento do filho? E porque isso acontece?

Sim, é possível e a incidência é mais alta do que se imagina, estudos mostram que o índice varia de 10% a 20% nos homens, sendo que há um ápice entre o 3º. e 6º. mês após a chegada do bebê.
Embora a gestação aconteça no corpo da mulher, muitos homens vivenciam este período de uma forma bastante intensa, ficam “grávidos” e se deparam com os mais variados sentimentos, e no pós-parto não é diferente, o homem agora precisa se haver com suas expectativas, novas responsabilidades, sua história e afetos envolvidos, o que o remete a vivências de sua infância, seus pais e modelos construídos.

Além dos sintomas habituais de uma depressão comum como tristeza profunda, culpa, fadiga, desesperança, falta de interesse em atividades antes prazerosas, irritabilidade, mudanças bruscas de humor, pensamentos mórbidos ou suicidas, entre outros, também há outras mudanças no comportamento que poderão passar desapercebidas como dedicação excessiva ao trabalho e/ou a outras atividades (motivado de forma inconsciente a afastar-se da vida doméstica) , aumento na ingestão de bebidas alcoólicas ou automedicação excessiva,  ferir-se ou sofrer acidentes com frequência e apresentar atitudes descontroladas, hostis e agressivas.

A DPP Masculina traz grandes prejuízos para a dinâmica familiar, afetando o relacionamento do casal, vínculo pai-bebê, trazendo consequências para o desenvolvimento emocional do bebê.
Se houver uma suspeita de DPP Masculina, é importante que a busca por tratamento aconteça o mais rápido possível, a indicação para estes casos é o tratamento psicológico e psiquiátrico.

Possivelmente, por motivações culturais, todo o cuidado durante a gestação e pós-parto giram em torno da mãe e do bebê, deixando o pai à parte neste processo, lidando sozinho com seus sofrimentos e angustias. O desenvolvimento dos papéis da maternidade e paternidade exigem um investimento psíquico importante para ambos, e o olhar dos profissionais de saúde deve se ampliar para a família, acreditando que a chegada de um bebê traz muitas alegrias mas que as dificuldades existem e podem afetar homens e mulheres.

Maria Elisangela Nunes Carneiro é Psicóloga – CRP 06/98989, com formação em Psicologia da Maternidade, Psicologia Perinatal e Aleitamento Materno. Atende em consultório particular adultos, adolescentes, crianças, gestantes e casais grávidos e orientação a pais. Ministra palestras e cursos voltados aos temas Parentalidade e Cuidados com a Infância.
Contato: mariaelisangela@maternarvida.com.br

Um comentário:

  1. Bom dia Maria!! Obrigada por me visitar no blog e deixar um comentário! (Já faz muito tempo, mas só agora estou conseguindo responder, rs).
    Gostei muito do testo e não sabia de depressão pós parto para homens, achei muito interessante.
    Posso publicar no meu blog? (claro com todos os creditos seu =D ) O blog é otimo, adorei viu?Bjos http://nadiadoula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir