terça-feira, 13 de março de 2012

Mães de primeira viagem

Segue abaixo artigo que escrevi para os sites Mammy to be e Papo de Mãe sobre o tema "Mães de primeira viagem":


Uma viagem diferente...

   O momento é único e reserva muitas surpresas... A maternidade pode proporcionar grandes descobertas e transformações, que iniciam na gestação e seguem durante todo o desenvolvimento da criança.
     E como tudo o que é novo, traz consigo inseguranças, medos e dúvidas. E quando falamos das mamães de primeira viagem, as dúvidas são ainda maiores, pois tudo o que vivenciam é novo e os sentimentos são os mais variados.
     No início da gestação as dúvidas mais frequentes estão relacionadas aos cuidados que a futura mamãe deve ter para que sua gestação siga tranquila e com o bebê se desenvolvendo de forma saudável.  As dúvidas mais comuns são sobre a alimentação, se podem pintar ou alisar os cabelos, se as relações sexuais prejudicam o bebê e qual a melhor atividade física.
      Com o passar do tempo e a aproximação do parto as inseguranças e dúvidas ficam mais direcionadas ao parto e cuidados com o bebê, como amamentação, sono do bebê, banho, cólicas...o foco agora é a chegada do bebê, e é muito comum ouvir as gestantes se questionando se conseguirão dar conta de toda a demanda que está por vir.
     Algumas ações podem contribuir para que as futuras mamães se sintam  mais tranquilas e seguras durante a gestação e  após a chegada do bebê, seguem abaixo algumas delas:
·   A confiança no médico que realizará o parto e a escolha de um pediatra antes do nascimento do bebê ajuda a deixar os futuros pais mais tranquilos, pois as dúvidas podem ser esclarecidas no decorrer da gestação, e no pós-parto o casal já sabe a quem recorrer em um momento de maior dificuldade;
·         Participar de grupos de gestantes ou casais grávidos é bastante positivo, pois a troca de experiências tendem a ser muito ricas. O casal percebe que não são os únicos a vivenciar determinas experiências e podem se sentir mais seguros e tranquilos ao perceberem que seus sentimentos são naturais nesta fase em que estão vivendo;
·     Sabemos que não há uma receita pronta, cada bebê tem sua forma de vir ao mundo, e somente aos poucos, com o passar dos dias, é que a dupla mãe-bebê se conhece. A nova mãe se apropria de sua maternidade à medida que esta relação é construída e fortalecida, só assim  ela é capaz de perceber  o que funciona ou não naquela relação.
*Maria Elisangela Nunes Carneiro é Psicóloga – CRP 06/98989. Atende em consultório particular gestantes, adultos, crianças e orientação a pais.  Participou como especialista convidada do Programa Papo de Mãe sobre Mães de Primeira Viagem, exibido em 11.03.2012. Site:  www.maternarvida.com.brEmail: mariaelisangela@maternarvida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário