terça-feira, 23 de agosto de 2011

Qual o melhor momento para engravidar?


Fonte: Getty Images

Ter um filho traz para a vida da mulher muitas mudanças e novas responsabilidades, e nem sempre é possível se sentir totalmente segura de que o momento escolhido para  engravidar é o mais adequado, esta é uma nova experiência e as inseguranças podem surgir.
É cada vez mais comum mulheres que decidem adiar a maternidade e se dedicam primeiramente a outros projetos de vida como estudos e vida profissional.
A sociedade em que estamos inseridas influencia fortemente esta decisão, muitas vezes estipulando um “tempo certo” para engravidar. Esta escolha pode depender não somente do desejo da mulher/casal mas também pelo que é esperado pela sociedade.  São frequentes ouvirmos comentários do tipo: É muito cedo!; É muito tarde! Só um  filho? Nossa, você tem 4 filhos!?
Na década de 50, por exemplo, a maioria das mulheres não tinha a opção de escolher o melhor momento para engravidar, o anticoncepcional ainda não existia e logo após o casamento era bastante comum o anuncio da primeira de muitas gravidezes. Nesta época, as mulheres se preparavam para a maternidade, pois este era seu papel na sociedade, a maternidade sobrepunha-se dentre outros papéis  que poderiam ser ocupados.
Hoje a mulher tem a opção de escolher a época de sua vida em que quer ter um filho, e SE quer tê-lo, apesar de ainda estarem presentes nos discursos a crença de que a mulher nasceu para ser mãe, é possível observar a mudança de comportamento de forma nítida. Com os avanços da medicina, muitas mulheres engravidam com mais de 35 anos, e com uma maior segurança de que os fatores físicos não são impeditivos para a realização de seu sonho enquanto outras decidem não terem filhos.
Será que uma mulher aos 22 anos está preparada para ser mãe? E aos 40, com a vida profissional estabilizada, ela já pode engravidar?
Apesar de as condições físicas serem muito significativas no planejamento de uma gravidez, o preparo emocional da mulher é um fator de grande importância e que pode ser decisivo para determinar o momento mais adequado para engravidar.
A maternidade exige da mulher uma dedicação diferenciada, logo após o nascimento o bebê depende 100% de seus cuidados, o aumento da responsabilidade traz muitas mudanças em sua vida, e a demanda requer disponibilidade emocional e física.
Esta  decisão não é simples e em algumas situações pode causar ansiedade, pois mesmo após planejar e desejar a gravidez, algumas mulheres ainda podem se questionar: Será que este é mesmo o melhor momento? Será que deveria ter esperado um pouco mais?
Os questionamentos podem surgir em alguns momentos e fazem parte desta fase, e apesar de a gravidez ser uma fase repleta de sentimentos ambivalentes, os 9 meses de gestação é um tempo precioso que possibilita a preparação para este novo papel.
O momento certo vai muito além do que é esperado socialmente, é aquele quando o desejo se manifesta e dá a mulher a possibilidade de pensar a respeito, tomar a decisão de uma forma consciente e desta forma ter uma maior disponibilidade emocional para assumir este novo papel em sua vida.

Maria Elisangela Nunes Carneiro é Psicóloga – CRP 06/98989, com formação em Psicologia da Maternidade, Psicologia Perinatal e Aleitamento Materno. Atende em consultório particular adultos, adolescentes, crianças, gestantes e casais grávidos e orientação a pais. Ministra palestras e cursos voltados aos temas Parentalidade e Cuidados com a Infância.
Contato: mariaelisangela@maternarvida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário