sábado, 4 de dezembro de 2010

Paternidade

 A partir do momento em que se sabe da gravidez, as vivências e os sentimentos na mulher e no homem são bastante diferentes e tem suas particularidades.
Apesar de a contribuição ser idêntica para a origem desta vida, é a mulher quem vai vivenciar as mudanças físicas durante toda a gestação, vai sentir o filho crescer dentro de si, sentir mexer, dar a luz e amamentá-lo. Desta forma, é um pouco mais difícil para o homem criar um vínculo mais concreto por um filho que está sendo gestado, este vínculo ocorre de forma mais lenta e tende a aumentar após o nascimento. É comum ouvirmos de mulheres principalmente no início da gestação a queixa de que o pai não parece muito envolvido com a gravidez.
Alguns homens podem se sentir excluídos por não participarem da gravidez de uma forma tão intensa como a mulher, e chegam a sentir sensações semelhantes as da mulher como aumento do apetite e do sono, náuseas, tenta sentir os movimentos do filho colocando sua mão sobre a barriga, busca informações sobre a gravidez e desta forma tenta ter a maior participação que lhe é possível.
Outros se sentem fragilizados, incompreendidos e desamparados em suas dúvidas, pois há uma tendência a direcionar os cuidados emocionais e físicos exclusivamente a mulher, deixando o pai à parte neste processo. É bastante positivo quando o casal consegue participar de grupos que discutam as questões inerentes à gestação, e que este pai seja cada vez mais incluído neste processo que está diretamente ligado a mudanças em sua vida.    
Apesar de a experiência da gestação de um filho ser vivenciada de forma diferenciada entre o homem e a mulher, a participação do pai é de extrema importância, muitas pesquisas sobre desenvolvimento precoce do ser humano mostram que os recém nascidos são sensíveis e receptivos ao contato com o pai, sua voz, as sensações causadas a mãe, seus carinhos na barriga são captados pelo bebê, o que contribui para o aumento do vínculo pai-bebê após o nascimento. 
A expressão "Casal Grávido" significa mais do que o compartilhar a gestação de um filho, significa também a construção de uma maternidade e paternidade, com sentimentos que até então não existiam,  o período de gestação tem repercussões muito importantes no pai...é o tempo para preparar o espaço para acolher emocionalmente o bebê que está por vir, e aos poucos assumir este novo papel em sua vida...o da paternidade. 

Maria Elisangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário