quinta-feira, 9 de setembro de 2010

UTI Neonatal

Este não é um assunto abordado normalmente quando se trata de temas relacionados à gestação, até porque a gestante está naturalmente pensando em seu bebê lindo e saudável e esta possibilidade causa grande desconforto.

Algumas mulheres apresentam complicações durante a gestação (bolsa rota caracterizada pela perda de líquido amniótico, pressão arterial alta, infecções, entre outras) e necessitam de um cuidado especial, muitas vezes precisando ficar em repouso absoluto por toda a gestação, nestes casos, a mãe bem como a família pode ter sido alertada pelo médico de que poderá ocorrer um nascimento prematuro e nestes casos a UTI Neo é indispensável para os cuidados com o bebê.

Em outros casos tudo vai bem durante a gestação, e somente quando o bebê nasce é que se vê a necessidade de encaminhá-lo para os cuidados intensivos, nem sempre são casos gravíssimos, mas o bebê precisa de cuidados especiais para que no momento da alta seus pais possam o levar para casa sem grandes preocupações com sua saúde.

E como é isso? Como é para a mãe ir para casa sem seu(s) bebê (s)? Como fica a amamentação, o vínculo mãe-bebê?

Sem dúvida é uma situação de muita angústia e estresse para os pais, há a frustração de não poder levar seu bebê para casa e a preocupação com o que está por vir.

O dia-a-dia de uma mãe na UTI é bastante cansativo, para umas são alguns dias, para outras meses, mas o que permeia o pensamento da maioria destas mulheres é a esperança de que sairão dali com seus bebês saudáveis e esta esperança parece nutrir a força cada vez mais presente para que elas estejam ali.

Dependendo do quadro de saúde do bebê, quando estão com suas funções estáveis, estes podem ser tocados pelos pais a partir de uma abertura que há na incubadora, os pais podem conversar com ele e em alguns casos banhar, amamentar e permanecer com o bebê pele-a-pele, momento de extrema importância para a recuperação do bebê e para o fortalecimento do vínculo da dupla.

Apesar de toda dificuldade que é ter um filho em uma UTI ainda é possível ver pontos positivos, normalmente há na UTI Neo enfermeiras muito bem preparadas e que podem ajudar as mães nos primeiros cuidados com o bebê, quando este já pode ser manipulado pela mãe, esta pode aproveitar o conhecimento destas profissionais tirando suas dúvidas e pedindo auxilio quando necessário.

Apesar da importância da presença da mãe na UTI Neo junto a seu filho, é bastante positivo quando esta consegue ir para casa e descansar, dormir bem e se alimentar para que possa no dia seguinte dar conta da demanda emocional e física que a espera. Muitas vezes a mãe não pode ficar o dia inteiro na UTI ou porque tem outros filhos pequenos, ou porque mora longe e até porque está muito cansada. É importante que esta mãe consiga respeitar seus limites, que tenha em mente que seu filho está no local adequado para sua recuperação naquele momento e que é indispensável que ela também possa se cuidar.

Maria Elisangela

3 comentários:

  1. Olá! Nossa, que bom conhecer seu blog, muito bom! Estou "devorando" ele aqui, rs. Ah, obrigada pela visita no meu blog!

    Já estou te seguindo; vamos trocar ideias sempre?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alethéa,

    Que bom que gostou do blog!
    Gostei bastate da forma como você coloca sua experiência com a maternidade no seu blog, de uma forma transparente e clara.
    Sim, vamos trocar idéias.

    Abraço.
    Maria Elisangela

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eli !
    Parabéns pelo blog e pelas matérias ! Adorei ! Um super bj, Isis Pupo

    ResponderExcluir