sábado, 22 de maio de 2010

O Toque da Borboleta

Muitos estudos já comprovaram os beneficios do contato físico (o tocar) no desenvolvimento saudável da criança. E desde cedo é possivel desfrutar dos benefícios deste contato, a mãe consegue realizá-lo sem a necessidade de muita técnica ou local apropriado.
Vou citar aqui a massagem "O Toque da Borboleta", criado por Eva Reich (técnica de bioenergética suave), a massagem nasceu com o objetivo de aliviar estresses e bloqueios emocionais originários na gestação, parto e puerpério ou durante a primeira infância, devido algum evento traumático na historia de vida da criança e família.
A massagem é bastante utilizada em bebês, mas hoje já se sabe que também pode ser utilizada em pessoas de qualquer idade e seus benefícios são muitos, dentre eles podemos citar o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e de percepção além de tornar o padrão de sono mais estável e tranquilo.
São toques suaves que iniciam na cabeça do bebê e seguem até os dedinhos do pé, de forma leve e suave, proporcionando um contato direto da mãe com seu filho e facilitando o vínculo entre a dupla.
A psicóloga Tais Fernanda V. F. de Azevedo escreveu um artigo bastante completo sobre os benefícios da massagem, veja.
Também é possível ver algumas imagens de como a massagem pode ser feita no site da Guia do Bebê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário