sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ganho de peso durante a gravidez


Foi publicado o novo protocolo que trata sobre o ganho de peso durante a gravidez pelo Institute of Medicine. Este leva em conta todas as mulheres, inclusive aquelas que são obesas antes da gestação.
A publicação anterior era de 1990 e considerava somente o bem estar do bebê, enquanto a atual considera importante que a mulher inicie a gravidez com um peso adequado e prioriza a saúde da dupla mãe-bebê.
Este protocolo difere do anterior em dois pontos: utiliza como base o Índice de Massa Corporal (IMC) da Organização Mundial de Saúde (OMS) e aconselha que a mulher obesa consulte um médico antes de engravidar para que chegue ao peso ideal e tenha uma gravidez saudável.
A mãe não precisa comer por dois, a partir do terceiro mês de gravidez a gestante precisa de uma alimentação adequada e com 300 calorias a mais do que o considerado normal, ou seja, 2.800 cal por dia.
A fome excessiva não está somente relacionada a fatores fisiológicos, mas também a questões emocionais, como a ansiedade e fragilidade que neste período são bastante comuns.
A obesidade durante a gestação pode trazer muitas complicações, como por exemplo a  Diabetes Gestacional que deve ser acompanhada pelo médico e requer uma dieta adequada. Portanto, é de grande importância tanto para a mãe quanto para o bebê o acompanhamento Pré-Natal desde o início da gestação.

fonte consultada: News Med 

Nenhum comentário:

Postar um comentário