domingo, 18 de outubro de 2009

Doulas

As doulas são mulheres preparadas para dar suporte físico e emocional para outras mulheres antes, durante e após o trabalho de parto, realizando um trabalho de orientação ao casal sobre o que esperar destas fases.
A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”, e é justamente este seu papel, dar orientações que possibilitem uma maior segurança e conforto e muitas vezes simplesmente segurar sua mão e enxugar o suor de sua testa, mostrando que está ali ao lado da futura mamãe para que ela fique na melhor condição possível.
Antigamente a mulher era acompanhada por outras mulheres mais experientes como mães, avós, tias entre outras, e na maioria das vezes os partos aconteciam em casa. Hoje a vida moderna nos dá a opção da hospitalização e o parto acontece em meio a uma equipe médica que em grande parte é desconhecida para a mulher. Aquela rede de apoio formada por mulheres mais próximas já não existe mais e parturiente pode se sentir desamparada neste momento, se a doula estiver presente, ela poderá realizar a interface entre os pais e a equipe médica esclarecendo algumas dúvidas dos procedimentos no momento do parto.
A doula não pode ser confundida com a parteira, pois não executa nenhum procedimento técnico tais como: cortar o cordão umbilical, aspirar o bebê, exame de toque, não indica nem prescreve medicação, além de não decidir conduta.
Seu papel é proporcionar medidas de conforto como auxiliar o banho morno ou ducha, propor movimentações, fazer massagens, indicar mudança de posição, auxiliar a respiração, propor atividades para relaxamento, além de outras medidas não farmacológicas.
Pesquisas tem mostrado que a presença de doulas no parto pode:
diminuir em 50% as taxas de cesárea
diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
diminuir em 60% os pedidos de anestesia
diminuir em 40% o uso da oxitocina
diminuir em 40% o uso de forceps.
Para melhores informações segue abaixo o link para o site Doulas do Brasil:



Nenhum comentário:

Postar um comentário